Catedral de St. Patrick

A Catedral de St. Patrick é um ícone de Nova York. Dedicada a St. Patrick, o padroeiro da Irlanda, foi construída em estilo neogótico.

A Catedral de St. Patrick de Nova York (St. Patrick’s Cathedral) é a maior catedral católica com estilo neogótico da América do Norte e é dedicada ao Padroeiro da Irlanda.

Apesar de as obras de construção da catedral terem começado em 1858, o trabalho se paralisou durante a Guerra Civil Norte-Americana e o edifício só foi terminado em 1879. 

Em contraste com a cidade

O design da catedral pretendia ser o de um grande templo com duas torres de mais de 100 metros de altura que se levantaram triunfantes sobre a cidade, algo que se conquistou durante pouco tempo. Hoje em dia a catedral apresenta um aspecto mais humilde se a comparamos com o imponente Rockefeller Center, situado diante dela.

A Catedral de St. Patrick foi construída em mármore branco, com um aspecto carregado característico do estilo neogótico. Isso é algo que o converte em um edifício muito especial, principalmente se o comparamos com os edifícios quadrangulares que a rodeiam.

No interior, vale a pena destacar seus enormes órgãos, compostos por 3.920 e 5.918 tubos, e a escultura de La Pietà, três vezes maior que a de Michelangelo situada na Basílica de São Pedro, no Vaticano. 

Um lugar privilegiado no coração da cidade

Provavelmente, se estivesse situada em outro contexto, a Catedral de St. Patrick não seria tão chamativa, mas, devido à sua localização central em Manhattan, é muito curioso contemplar os contrastes.

A catedral está no coração de Nova York, entre os edifícios da Quinta Avenida, por isso ninguém deveria deixar de visitá-la.

Horário

Todos os dias: das 6:30 às 20:45 horas.

Transporte

Metrô: Fifth Avenue, 53RD St, linhas E e M; 47-50th St-Rockefeller Ctr, linhas B, D, F e M.
4, 5, 6, 7 e S.
Ônibus: Eden Quay, linhas 49, 49A, 49B, 50, 54A, 56A, 65, 65B, 77 e 77A.

Lugares próximos

Rockefeller Center (181 m)
MoMA (271 m)
Quinta Avenida (571 m)
Grand Central Terminal (657 m)
Times Square (780 m)