Chrysler Building

O Edifício Chrysler foi o arranha-céu mais alto do mundo durante seus primeiros 11 meses de vida.

Embora a altura do Empire State faça com que ele leve quase toda a fama, o edifício Chrysler é o arranha-céu favorito de grande parte dos nova-iorquinos e de muitos visitantes. 

Arquitetura

O magnata do automóvel Walter Percy Chrysler quis demonstrar a grandeza da sua companhia e da indústria americana em geral. Para conseguir seu propósito, Chrysler contratou o arquiteto do Brooklyn William van Alen, que desenhou o edifício em estilo Art Déco com elementos que o associam a um automóvel.

A construção do edifício finalizou em 1930 e, com 319 metros de altura, se tornou o arranha-céu mais alto do mundo.

A inauguração do Empire State Building em 1º de maio de 1931 fez com que o Edifício Chrysler ficasse relegado à segunda posição.

Atualmente, o Chrysler é o quinto edifício mais alto de Nova York, atrás do One World Trade Center, 432 Park Avenue,  Empire State e Bank of America Tower. Se levarmos em conta sua antena, é o segundo edifício mais alto da cidade. 

Interior

Embora o Chrysler Building não possa ser visitado por dentro, é possível entrar até a recepção e contemplar a fantástica decoração art déco do hall.

Um fato curioso

Durante a construção do Chrysler houve uma rivalidade contínua com o Bank of Manhattan Trust Building, um edifício que estava sendo construído em Wall Street, sobre qual dos dois seria o mais alto da cidade.

William van Alen deixou que os construtores do outro edifício pensarem que sairiam vencedores, mas escondeu uma carta na manga: a cúpula de 56 metros que construiu no interior do arranha-céu.

Quando o Bank of Manhattan Trust Building foi terminado, Van Alen o superou por 36 metros, subindo a cúpula em menos de duas horas.

Transporte

Metrô: Grand Central (linhas 4, 5, 6, 7 e S).
Ônibus: linhas M42, M101, M102, M103 e M104.

Lugares próximos

Grand Central Terminal (199 m)
Catedral de St. Patrick (801 m)
Rockefeller Center (841 m)
Empire State (892 m)
MoMA (1.1 km)