Metrô de Nova York

O metrô de Nova York foi inaugurado em 1904 e é o metrô mais extenso dos Estados Unidos e um dos maiores do mundo. Tem quase 500 estações e mais de 1000 quilômetros de vias. 

Se temos que falar dos problemas do metrô de Nova York, mencionamos o seu estado, já que as estações são pequenas, apertadas e se percebe que são antigas. Além disso, a limpeza não é das melhores e ver ratos é algo bastante habitual. 

Linhas

O metrô de Nova York tem 26 linhas cujos nomes podem ser letras ou números. Você pode ver os mapas do metrô aqui:

Tarifas

O preço de uma passagem simples é de $3. Se você planeja usar o transporte público com frequência, a melhor opção é comprar um cartão MetroCard, válido para o metrô e os ônibus.

Horário

Tanto o metrô como o ônibus funcionam as 24 horas do dia. À noite, nem todas as saídas do metrô estão abertas e você tampouco encontrará funcionários durante a madrugada. 

Frequência

De forma geral, a frequência dos trens oscila entre os 2 e os 5 minutos no horário de pico (das 6:30 às 9:30 e das 15:30 às 20:00), entre os 5 e os 10 minutos no meio do dia, e entre os 5 e os 15 minutos até meia-noite.

A partir da meia-noite e até as 6:30, a frequência é de aproximadamente 20 minutos.

Algumas particularidades

O metrô de Nova York tem uma particularidade e é que as diferentes bocas de uma mesma estação têm sentidos diferentes, ou seja, em muitas ruas se entra pela boca de um lado da calçada se vai no sentido norte, e pela outra se vai ao sul. Antes de entrar, olhe o sentido para não ter que voltar a sair na rua.

Outro detalhe importante de saber é que existem dois tipos de trens: normais e express. Os trens express não param em todas as estações e são muito mais rápidos, por isso são muito úteis para percorrer longas distâncias.