Ônibus em Nova York

Em Nova York, os ônibus são uma opção muito prática se você não quiser pegar o metrô. Descubra os horários desse meio de transporte.

Embora circulem centenas de linhas por Nova York, tomar um ônibus é tão simples como se orientar pelas ruas, pois as linhas percorrem o caminho de uma rua perfeitamente e na maior parte das ocasiões você só terá que tomar um ônibus aleatório para seguir por uma rua ou avenida.

Para não se confundir, nunca é demais conferir os mapas das regiões e os mapas das linhas de ônibus, que estão disponíveis em cada ponto de ônibus.

Linhas

As linhas de ônibus são compostas por um número e uma letra. A letra indica o distrito onde circula: Manhattan (M), Brooklyn (B), Queens (Q), Bronx (Bx) e Staten Island (S).

Se você quer saber com antecedência sobre as linhas, você pode olhar esses mapas do esquema de ônibus. 

Assim como no metrô, há ônibus normais e “limited”. Os limited não fazem todas as paradas e são muito mais rápidos. 

Tarifas

O preço de uma passagem simples de ônibus é de $2,50. Se você planeja usar o transporte público de forma habitual, é recomendável que você confira o cartão MetroCard.

Se você quer pagar em dinheiro, deve saber que só se pode pagar com moedas, por isso você terá que levar trocado suficiente.

Se você utiliza o cartão MetroCard para pagar, você pode fazer transfer entre as diferentes linhas de ônibus ou entre metrô e ônibus durante 120 minutos. Se você pagar em dinheiro, você deve pedir ao motorista uma passagem para fazer transfer e servirá apenas para outro ônibus.

Horário

Assim como o metrô, os ônibus de Nova York circulam as 24 horas por dia.

Entre as 10 da noite e as 5 da manhã, você pode pedir ao motorista que pare no lugar em que você quiser, sem ter que ser necessariamente um ponto de ônibus. 

Apto para distâncias curtas e idosos

Os ônibus são a opção mais acertada em muitas ocasiões, principalmente quando você quer fazer um trajeto curto em alguma rua ou avenida determinada. Para trajetos mais longos, a opção mais sensata é usar o metrô.

Esse meio de transporte também é o preferido dos idosos e pessoas com deficiência, pois o metrô não está adaptado.