Whitney Museum of American Art

Whitney Museum of American Art

O Museu Whitney de Arte Americana (Whitney Museum of American Art) contém a maior coleção do mundo de arte americana do século XX.

O museu foi fundado em 1930 por Gertrude Vandelbilt Whitney, escultora milionária que colecionou mais de 500 obras de arte a princípios do século. A criação do seu próprio museu ocorreu depois que o Metropolitan Museum recusou expor sua coleção.

O edifício atual é obra do arquiteto húngaro Marcel Breuer e foi inaugurado em 1966. Foi construído com cimento e granito cinza e tem uma fachada imponente. 

Coleção

O museu tem cinco andares, sendo o último dedicado à exposição permanente e os três intermediários às exposições temporais.

Entre as obras mais famosas está uma ampla coleção de quadros de Edward Hooper e diversas pinturas de artistas como Kooning, Demuth ou Andy Wahol. 

Para amantes de arte contemporânea

Em Nova York há muitos museus interessantes e muitas coisas para ver em suas ruas, por isso, se você não for um amante de arte contemporânea, o interior desse museu pode te deixar bastante indiferente. Para um visitante comum, o melhor do edifício é a arquitetura exterior.

Horário

Domingos, segundas, quartas e quintas, das 10:30 às 18:00.
Às sextas e sábados, das 10:30 às 22:00.
Terças, fechado.
25 de dezembro, 1º de janeiro e Dia de Ação de Graças fechado.

Preço

Adultos: $25.
Estudantes, jovens de 19 a 25 anos e maiores de 62: $18.
Menores de 18 años: entrada gratuita.

Transporte

Metrô: 77th Street, linha 6.
Ônibus: linhas M1, M2, M3 e M4.