Se orientar em Nova York

Se orientar em Manhattan é realmente simples, já que as ruas e avenidas de Nova York estão numeradas e, na maioria dos casos, não é preciso olhar no mapa para chegar a um endereço.

Com exceção da parte sul da ilha (Lower Manhattan ou Baixo Manhattan, ao sul da rua 14), todo o desenvolvimento urbanístico de Manhattan é quadricular. As avenidas cruzam a ilha de Norte a Sul e as ruas, de Leste a Oeste.

Avenidas

A rua mais importante de Nova York é a Quinta Avenida já que, além de contar com as melhores lojas da cidade, divide Manhattan em duas partes: leste e oeste.

A leste da Quinta Avenida estão a Madison Avenue, Park Avenue (Fourth Avenue), Lexington Avenue, Third Avenue, Second Avenue e First Avenue. A oeste estão a Sixth Avenue (também chamada de Avenue of the Americas), Seventh Avenue, Eight Avenue, Ninth Avenue, Tenth Avenue, Eleventh Avenue e Twelfth Avenue.

Ruas

As ruas cortam Manhattam de leste a oeste e seus números ascendem do sul ao norte, ou seja, se ao passar por uma avenida seus números crescem é porque você está caminhando em direção norte.

Todas as ruas estão divididas em duas partes: leste (East) e oeste (West) em função da sua localização em relação à Quinta Avenida.

A numeração dos edifícios nas ruas também contabiliza ambos os lados a partir da Quinta Avenida, portanto, quanto mais alto é o número, mais longe está da avenida de referência.

Exemplos

  • Lexington Avenue y 42 Street: Cruzamento entre a Lexington Avenue (3ª avenida a leste da Quinta Avenida) e a rua 42. Este exemplo, ao ser uma intersecção, é bastante simples.
  • 548 West 22nd Street: Número 548 da rua 22 a oeste da Quinta Avenida. Indica estar bastante ao sul e quase ao extremo de Manhattan.

Uma exceção

A Broadway é uma avenida que percorre Manhattan de norte a sul de forma oblíqua. Esta rua, famosa pelos seus teatros e musicais, não deve ser levada em conta na hora de fazer os cálculos.

Os cruzamentos da Broadway com as diferentes avenidas dão lugar a conhecidas praças, sendo a mais importante a Times Square.